Olá... é com muita alegria (e espanto é claro) que estreiou nessa semana o fim da saga atual do romance de Stephen king "IT - A coisa (Capitulo 2)". Que as obras de Stephen king são fantásticas isso todos sabem, mas alguns fatos curiosos para quem "boiou" ou como diria Pennywise "flutuou" é o que venho trazer aqui, mais pra frente faremos uma analise sobre esse filme. Então acendam as luzes, pegue suas velas, orem bastante não sejam covardes e leiam até o final, sendo bem sincero "eita filminho do cão... vai dar susto assim em outro". Mas vamos lá.
A origem
A história de It é muito mais antiga que o apresentado nos livros e filmes. As historias dos livros e filmes são referente a fundação da cidade de Derry no estado do Maine EUA, que existe de verdade e se olhar a cidade possui uma arquitetura muito parecida com o filme, porém é retratada como uma cidade ficticia. A cidade também é aparece em outros livros de Stephen King, por exemplo "Insomnia", "Dreamcatcher", e é citada nos livros "cemitério maldito", "Torre Negra", "Under the Dome" entre outros. A lenda da cidade diz que a milhões de anos atrás um meteoro atingiu a região e trouxe com ele uma entidade de um macroverso cosmico (em poucas palavras um aliengena), e quando a cidade de Derry foi fundada o medo e a violência na cidade fez essa criatura acordar, nos livros existe uma cronologia para seus periodos acordado, sabendo que ele hiberna por ceca de 27 anos.
A lenda por trás da Coisa
A Coisa é uma criatura que muda de forma, conhecida como Glamour, com bilhões de anos. Embora tenha vivido no planeta Terra por muitos anos, teve origem em um vazio dimenssional fora das regiões do espaço, conhecidas como Macroverse. Como sua verdadeira identidade não é clara, devido às suas habilidades de mudança de forma de origem de outro universo, seu nome e espécie reais são chamados Deadlights, mas poucos sabem disso, e é por isso que é referido como A Coisa. A forma de uma aranha fêmea parece ser sua verdadeira forma física na Terra, vivendo bem abaixo da cidade fictícia de Derry, Maine. A Coisa Pode se transformar em qualquer outra pessoa, animal ou objeto (incluindo combinações dos mesmos). Essa habilidade é útil para:
No entanto, sua forma favorita e mais comum é a de um artista de circo chamado "Pennywise, o Palhaço Dançante", pois as crianças adoram um palhaço e, geralmente, parece que as pessoas em Derry aceitaram alegremente a presença de um artista de circo vadio.Seu nome real (se é que tem um) é desconhecido. Embora, várias vezes nos romances, se chame pelo nome de Robert "Bob" Gray. Isso pode ser uma alusão ao canibal infantil Albert Fish, que supostamente usou o nome "Robert Gray" como apelido. Ele também pode obter seu primeiro nome de Robert "Bob" Bell, o homem que originalmente interpretou Bozo, o palhaço. Seu principal objetivo é se alimentar de humanos, geralmente preferindo crianças a adultos, uma vez que eram mais fáceis de assustar e manipular. Segundo a criatura, a carne assustada tem um gosto melhor e usa o medo para "salgar melhor a carne".
Hibernação
Para explicar esse sono de 27 anos não é tão simples, mas o canal "EI NERD" fez um video muito interessante sobre esse assunto:
Sequências
O livro It a coisa gerou muitos trabalhos porteriores que foram baseados na obra de Stephen king, de principio poderiamos citar séries como Strange Things, que possui até uma atmosfera muito igual a do filme mas com uma dinâmica diferente, porem entre os filmes estão:
Muito mais coisas poderia citar, mas vou ficando por aqui para que você fique curioso e assista o filme, ou leia o livro. Porque as criaturas das trevas se alimentam de medo, não de curiosidade.
Para finalizar, fique com uma gif que representa bem a reação das pessoas (inclusive a minha) que assistiram os dois filmes It- A Coisa.